segunda-feira, 4 de julho de 2011

A vida dos fios de cabelo pode durar de seis meses a dez anos, dividida nas etapas de crescimento, repouso e queda. A maior parte dos fios de um adulto está no primeiro estágio e, quando atingem o segundo, os cabelos param de crescer por dois ou três meses até chegar à fase da queda. Por isso, os fios com duração menor merecem maior cuidado para aumentar sua densidade e longevidade. Normalmente, 50 a 100 fios de cabelo caem por dia, mas a queda excessiva ou a redução do volume capilar deve ser motivo de preocupação e consulta com um profissional da área.

Segundo Ademir Junior, dermatologista especializado em terapia capilar, a variedade de fatores que levam à queda de cabelo é maior entre mulheres do que homens. Além da genética e problemas emocionais que interferem no crescimento dos fios femininos, o médico aponta dietas restritivas, menopausa e fase pós-gestacional como origens do problema.
"Sem dúvida nenhuma, o estresse é a causa mais comum entre todas, ocasionando aumento de queda capilar e outras disfunções como aumento de secreção sebácea e a dermatite", explica a terapeuta capilar Patrícia Maciel. Maus hábitos como o tabagismo também contribuem para o diagnóstico de perda e enfraquecimento dos cabelos. Além de diminuir a oxigenação e a proliferação das células capilares, fumar eleva a produção de radicais livres.
A assepsia errada do couro cabeludo acarreta oleosidade e caspa, fatores relacionados à queda de cabelo. A caspa manifesta-se por lesões avermelhadas que descamam e coçam, provocada pelo aumento da produção de óleo das glândulas sebáceas. A lavagem com produtos leves, sem limpeza profunda, é uma forma de prevenir a dermatite. Mas, se a caspa persistir por mais de duas semanas, um especialista deve ser procurado.
A oleosidade também pode resultar de práticas comuns no inverno, como o uso de secadores e banho com água quente. Patrícia esclarece que a glândula sebácea responde com rapidez a qualquer movimento, por isso o óleo retirado pela água muito quente vai retornar na mesma velocidade. "Isso sem contar que a água quente potencializa a ação do cloro e dos metais existentes nas tubulações", complementa a terapeuta, apontando 20 graus como a temperatura ideal.
Outra precaução é quanto ao uso de boinas, gorros e bonés, acessórios que, utilizados com frequência, ajudam a proliferar fungos que atacam o couro cabeludo. Essas peças devem ser lavadas como as peças íntimas.
Via: Bbel

0 recadinhos:

Postar um comentário