domingo, 24 de julho de 2011

criança no computador






criança assistindo tv

Cuidar da postura das crianças e adolescentes não é uma tarefa fácil. Quem nunca falou para uma criança "senta direito!", "estica as costas!"? Muitas vezes essas frases tornam-se chatas por serem repetitivas, mas o esforço vale a pena, pois se desde a infância pudermos proteger nossas articulações poderemos evitar sérios problemas no futuro.
Como fisioterapeuta especializada no Conceito Sohier - um método manual que visa desenvolver nas articulações uma harmonia que irá preservar a integridade biológica dos tecidos - preparei algumas dicas para ajudar a cuidar da postura das crianças.

Numa época onde se vê grandes mudanças do comportamento humano em relação à saúde, vejo a necessidade de chamar atenção para a postura com a realização de simples atividades diárias, tanto das crianças como daqueles que as cuidam.
As crianças devem andar descalças, pois o pé possui diversos receptores que informam ao corpo a posição no espaço, o que lá na frente renderá um bom equilíbrio para o indivíduo.
Não deixe as crianças sentarem fazendo uma rotação interna do quadril e rotação interna de joelho (quando a perna, em relação ao quadril, se dirige para fora) como na figura acima. Isso prejudica as duas articulações (quadril e joelho), pois promove uma força resultante que pode danificar a cartilagem dos mesmos.
A criança deve sentar-se sobre os ísquios (ossinhos do bumbum), com as costas retas, bumbum próximo ao encosto e pés apoiados no chão.
É importante observar as crianças que já estão na escola. Normalmente sua postura muda nessa fase, já que passam muitas horas sentadas e nem sempre as mesas e cadeiras são adequadas para cada um.
Criança com mochila nas costas
Outro fator são as mochilas. O peso demasiado carregado de um lado só, também é prejudicial. Os pais precisam ficar atentos a isso.
A permanência da criança e adolescente à frente do computador e TV também pode influir na postura. Os pés devem ficar apoiados no chão, coxas paralelas ao solo, e a cadeira ajustada de modo que o usuário fique bem encostado na parte de trás, com os joelhos dobrados em um ângulo de 90º.
O simples fato de ficar de pé também merece atenção. Os pés devem ficar bem apoiados no chão e afastados na largura do quadril, a cabeça deve estar reta e os ombros soltos. O bumbum não deve estar empinado para trás, nem a barriga deslocada para frente.
Procure observar a altura dos bancos das bicicletas das crianças. Muitas vezes ele está muito baixo, fazendo com que a criança dobre muito os joelhos. Esta atividade prolongada poderá prejudicar a articulação dos joelhos dos pequenos.
Fazer uma atividade física também vai ajudar seus filhos criança a terem uma conscientização postural.
Lembre-se, os pais são primordiais para exercer a educação postural das crianças evitando assim, as futuras dores nas costas.
Via: Bbel

0 recadinhos:

Postar um comentário