sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Oi!
Quem não quer que seus cabelos fiquem bonitos, brilhantes e com vida? Lisos, ondulados ou crespos, curtos ou compridos, quando bem tratados, eles emolduram o rosto, valorizando a beleza de cada mulher.
Abaixo, o químico Angel Lizárraga, diretor da Associação Brasileira de Cosméticos, ensina alguns procedimentos que prometem deixar seus cabelos sedosos, com balanço e macios.
Primeiro passo
Identifique o seu tipo de cabelo (se for o caso, peça ajuda para seu cabeleireiro. Quem tem cabelo oleoso e tingido, por exemplo, precisa decidir entre uma das duas categorias na hora de escolher os produtos que pretende usar).
-Normal (macio e com brilho natural): como não apresenta excesso ou falta de oleosidade, basta lavar com um xampu específico para manter o equilíbrio natural.
-Oleoso (pesado, com aspecto gorduroso): lave diariamente com um xampu que remova o excesso de gordura produzida pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo.
- Seco (opaco e poroso): utilize xampu de ação hidratante, umectante e emoliente.
- Misto (raiz oleosa e pontas secas). Pede xampu específico, além der óleos, cremes e reparadores nas pontas.
- Tingido: para se fixar nos fios, a tintura muda a estrutura do cabelo por meio de substâncias agressivas (como a amônia e certos oxidantes) e deixa a camada externa, conhecida por cutícula, fragilizada. Com o tempo, os pigmentos desprendem-se do fio e o cabelo fica desbotado. Os xampus próprios para cabelos tingidos ajudam a fixar o pigmento no fio.

Segundo Passo
Escolha o xampu adequado para o seu tipo de cabelo. Se uma pessoa tiver cabelos secos e usar xampu para cabelos oleosos, eles podem ficar mais ressecados ainda , explica Angel.

Terceiro Passo

Varie o xampu que você usa. O uso diário do mesmo produto pode deixar o cabelo viciado . Da mesma maneira que o uso contínuo de um xampu específico (como anticaspa ou antiqueda) pode provocar o ressecamento do fio. Por isso, procure alternar os xampus ao menos uma vez por semana.
Quarto PassoInclua o uso do xampu anti-resíduos na sua rotina. Ele faz uma limpeza profunda e deixa seus cabelos prontos para receber os ativos de seu xampu habitual, como se fosse a primeira vez.

Quinto Passo
Evite usar os produtos conhecidos por 2 em 1 , já que o xampu tem uma função e o condicionador tem outra.

Sexto Passo
Ajuste a temperatura do chuveiro para o morno ou frio. A água quente remove excessivamente a oleosidade do couro cabeludo, podendo provocar um ressecamento excessivo e descamação.

Sétimo Passo
Finalmente, na hora da lavagem, umedeça o cabelo antes e aplicar o xampu. Massageie suavemente o couro cabeludo, sem usar as unhas. Enxágüe e reaplique (a necessidade de reaplicação do xampu depende do nível de impregnação de resíduos ou da oleosidade do cabelo). Enxágüe novamente até retirar totalmente o xampu e finalize com um condicionador para fechar as cutículas e facilitar o pentear (e nunca aplique o condicionador na raiz do cabelo).

Oitavo Passo
Nos casos de cabelos ressecados ou muito volumosos, use uma máscara leave-in. Ela promove a recobertura do fio, reduzindo o volume e a perda de hidratação causada pela poluição e pelas químicas. Alguns desses produtos oferecem, além do condicionamento, uma propriedade de fixação que permite modelar o penteado com mais facilidade.

0 recadinhos:

Postar um comentário