domingo, 3 de julho de 2011


Vizinhos barulhentos, ruas movimentadas, proximidade de aeroportos e tráfego de helicópteros podem transformar sua casa em um ambiente cheio de poluição sonora. Muitas pessoas, prédios e até bairros inteiros podem ser vítimas de excesso de ruídos, que acaba revelando residências com problemas acústicos.
De acordo com Dominique Fretin, professor de arquitetura da Mackenzie e especialista em acústica, "poucas pessoas lembram-se de promover o tratamento e isolamento acústico durante a construção ou reforma de casas e edifícios, por isso apenas se dão conta do problema quando o ruído excessivo já é um incômodo".
Qualquer construção pode receber tratamento e isolamento acústico. Enquanto o primeiro tem a função de evitar a reverberação do som pelo ambiente, popularmente conhecido como eco, o segundo tem o objetivo de impedir a transmissão do barulho de um local para outro. As medidas são diferentes porque o ruído pode ter origens diversas.
Dominique explica que barulhos gerados pelo movimento de avenidas, passagem de aviões e helicópteros são transmitidos pelo ar e classificados como ruídos externos. Os ruídos internos, que são aqueles oriundos dos vizinhos e de outros ambientes em um prédio, por exemplo, também são transmitidos pelo ar, mas podem ser de impacto, como objetos caindo, bola batendo e sapato de salto alto sendo usado.
Casas e apartamentos que ficam em áreas e ruas com aclives, ou seja, subidas, estão propensos a receber um nível mais forte de barulho, já que os veículos que circulam pela região precisam trafegar em aceleração. Existem ainda os ruídos mecânicos, que têm origem no uso de elevadores, ar condicionado, bombas de água, compressores e até do encanamento de construções, que em alguns casos pode vibrar.
Os problemas acústicos mais simples acontecem em casas que sofrem com reverberação do som, pois mudanças na decoração dos ambientes, com a inclusão de cortinas, poltronas e tapetes, são capazes de resolver a situação. "Em uma casa não precisa exagerar, se você tiver um equilíbrio adequado das peças de decoração o problema pode ser eliminado", menciona Dominique. O professor cita ainda que quando mais lisa e dura uma superfície, mais ela vai refletir o som, por isso materiais felpudos e leves são indicados.

0 recadinhos:

Postar um comentário