domingo, 3 de julho de 2011

Normalmente conhecido como hiperatividade, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade ou TDAH atinge em média 5% das crianças do Brasil, de acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção. Classificadas geralmente por inquietas, "avoadas" preguiçosas e "ligadas no 220W", as crianças portadoras de TDAH dependem da atenção e conhecimentos dos pais e dos professores sobre o assunto para serem diagnosticadas.

O TDAH é um transtorno neurobiológico que causa alterações na região frontal do cérebro e nas suas relações com as demais partes do órgão. Esta é a região responsável pela inibição do comportamento, pela capacidade de prestar atenção, além de controlar a memória, o autocontrole, a organização e o planejamento das pessoas. Por isso, os principais sintomas da presença do transtorno sãodesatenção, inquietude e impulsividade.
O psiquiatra Enio Roberto de Andrade, do Ambulatório de Psiquiatria Clínica do Hospital das Clínicas de São Paulo, explica que apenas uma linha tênue diferencia o comportamento de crianças sapecas e agitadas e o daquelas que têm TDAH. "Não existe uma lista que diga quando é o transtorno e quando não é. Considerar o comportamento excessivo depende muito da perspicácia e grau de tolerância dos pais", afirma.
Geralmente, comenta Enio, a família descobre a existência do transtorno quando a criança entra na escola, porque os professores começam a chamar a atenção dos pais para o comportamento do filho e indicam a possibilidade de TDAH. Crianças com este transtorno costumam apresentar desatenção, problemas de autocontrole, dificuldade de aprendizagem e erros por distração, como trocar o sinal de uma conta.
"Ouvi o relato de um pai contando que o filho na hora de calcular 66 x 11 deu como resultado o número 67. Por causa da distração característica do TDAH ele multiplicou o primeiro número e somou o segundo", menciona o psiquiatra Enio Roberto.
Ele também observa que uma maneira dos pais perceberem se a criança é portadora de TDAH é analisar se o comportamento agitado, desatento e impulsivo está causando prejuízos no rendimento escolar e no relacionamento com os colegas.
Via: Bbel

0 recadinhos:

Postar um comentário