quarta-feira, 6 de julho de 2011



O ato de poupar é uma questão de educação

Os benefícios de ensinar as crianças sobre o valor de economizarem dinheiro, vale o esforço.
Elas precisam entender a importância que ele tem na vida das pessoas e a segurança que proporciona, quando usado de maneira correta.
Crianças que não tem esses ensinamentos pagam um preço durante sua vida, pois não sabem como lidar corretamente com ele.
Muitos pais acham que não é correto falar com elas sobre dinheiro. Alguns dizem que não tem tempo. Mas é um assunto de grande importância e deve fazer parte dos conhecimentos que ela recebe.
Cada família tem seus valores e crenças e os ensinamentos devem estar diretamente ligados a eles. Conversar com os filhos sobre essas convicções é muito saudável e altamente instrutivo.
A maioria, dos adultos, se relaciona com questões financeiras baseada, principalmente, nas impressões que obteve durante a infância, através do exemplo dos pais.
Alguns pontos importantes devem ser analisados, antes de conversar sobre este assunto com elas.
• Como elas percebem o dinheiro ou o valor dele na sua casa?
• Recebem mesada ou existe outro método para lhes dar dinheiro?
• Diante de dificuldades financeiras, como você reage?
• Elas notam a dificuldade para a compra de um bem?
• Quando pede algo você relaciona a necessidade de dinheiro para obtê-lo?
Ensinando para as crianças o valor do dinheiro

Ensinar para as crianças o valor de economizar dinheiro é uma maneira de estimulá-las a alcançarem objetivos com certo sacrifício.
Precisam esperar um tempo, planejar e abrir mão de alguns desejos, para atingir a quantia necessária e conseguir o que almejam. Na vida adulta funciona assim.
Mas, cada idade tem uma percepção diferente sobre essa educação financeira. Quanto mais velha, mais compreensão sobre o assunto ela terá.
O exemplo diário apresentado pelos pais é uma aula extremamente didática.
Em todos os lugares ela experimenta essa matéria. No posto de gasolina, na padaria, no shopping, no restaurante, num parque de diversões, ela percebe que existe uma troca.
O que se quer pelo que se pode pagar. Tudo o que se recebe tem um valor monetário. Se ela compra um pacote de balas, tem que pagar por ele.
Uma importância exagerada não é saudável. Ela não deve ser mesquinha e achar que tudo tem um preço. As coisas materiais sim.
O dinheiro deve ser visto como algo importante para se viver bem, com conforto e segurança.
Veja como sua criança deve receber dinheiro e principalmente ensine-a que:
Sentimentos, respeito, amizades e amor não tem preço.
Via: Bbel

0 recadinhos:

Postar um comentário