sexta-feira, 8 de julho de 2011

A fabricante de cadeiras de alumínio Emeco ganhou da Coca-Cola o desafio de reconstruir seu modelo mais clássico usando garrafas PET. A Navy Chair, desenho criado em 1944, passou a ser fabricada em plástico e se transformou em um sucesso.

O design simplista e clássico vem em seis cores. Cada cadeira é feita com 65% de garrafas PET recicladas e 35% de fibra de vidro, o que garante a resistência. E seguindo essa linha sustentável, em apenas um ano, 3,5 milhões de garrafas de Coca-Cola já viraram cadeiras.
O conceito por traz das garrafas que viram móveis é uma evolução da ideia de reciclagem. Chama-se “up cicling”. A proposta implica que não basta apenas dar novo destino ao lixo, mas sim transformá-lo em um produto que agregue ainda mais valor que o original.
A opção por um desenho que já é famoso também se enquadra neste conceito. Os criadores imaginam que, assim, a nova cadeira vai demorar a ir parar no lixo de novo, pois dificilmente vai sair de moda. “Nós transformamos algo que você jogaria fora em algo que você vai querer ter em casa por um longo tempo”, arremata o presidente da Emeco Gregg Buchbinder no site da marca.
Saiba mais:

0 recadinhos:

Postar um comentário